Como fazer: Brigadeiro de Alpino e curiosidades

Hoje é dia de falar de culinária, e pra abrir com chave de ouro esse tópico do blog que tal falarmos um pouquinho sobre o doce queridinho dos brasileiros? Aprenda também a como fazer um brigadeiro de alpino

Afinal, quem de vocês não gosta de um brigadeiro? Quem nunca pegou escondidinho um brigadeiro na mesa antes do parabéns? Rsrs

Vocês conhecem a historia do nosso queridinho? Não?? Então eu vou contar                           Como fazer

O brigadeiro surgiu no Brasil após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.

Nos anos de 1946-1950, o Militar Brigadeiro Eduardo Gomes se candidatou a presidência da República. Na sua campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Foi então que suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.

As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos. Imagina se não era uma delicia, né!!! Rs.

Mas nas eleições o Militar foi derrotado por Eurico Gaspar Dutra. Porém, o docinho ganhou muita fama!

Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado e daí a fora, foram criadas outras receitas a partir da original.

Na Região do Rio Grande do Sul o brigadeiro é mais conhecido como “negrinho” e em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.

Hoje em dia a moda são os finos e deliciosos Brigadeiros Gourmet. “Gourmet” é o nome que se dá a uma cozinha mais elaborada, enriquecida e que atende as exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do prato ou bebida. A expressão gourmet está associada a uma ideia de “alta cozinha”.

O Brigadeiro Gourmet é diferenciado do brigadeiro comum pela matéria prima que é utilizada no seu preparo, no qual requer o uso chocolates importados, bem como de leite condensado e margarina de boa marca e qualidade, sem contar nos confeitos deliciosos que são um toque imprescindível nessa versão gourmet, e a variedade de sabores que os brigadeiros gourmet oferecem.

Huuuuuummm, toda essa historia deu agua na boca né?!

                       Como fazerComo fazer

Então ai vai uma receitinha pra vocês matarem a vontade e se deliciarem com um brigadeiro Gourmet no final de semana.

Como fazer brigadeiro de alpino:

– 1 Lata de leite condensando Moça cozido por 20 minutos

– 1 Colher(sobremesa) de manteiga extra ou margarina Qualy sem sal

– 3 Colheres (sopa) chocolate em pó 50% cacau

– 2 Colheres de creme de leite

* Misture em uma panela de fundo grosso todos os ingredientes ate que fique homogêneo;

* Leve ao fogo brando mexendo sempre até que desprenda do fundo da panela

* Desligue o fogo e acrescente uma colher (café) de essência de baunilha

* Coloque em prato untado com margarina sem sal

* Faça bolinhas e envolva-as em chocolate alpino ralado grosso…

* Acomode–as em forminhas de papel

Aaaah, outra dica! Ao invés de usar manteiga para enrolar seu brigadeiro apenas umedeça as mãos com água gelada!

Querem mais dicas de culinária? Comentem aqui e deixe sua sugestão para o próximo post!

Beijos <3

Comments

comments